Nesta segunda-feira (13), o Rio Sena foi definido pelo Comitê Olímpico Internacional como o local de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O projeto foi aprovado de maneira inédita e o grande evento na principal via fluvial da cidade vai ocorrer no dia 26 de junho de 2024.

Desse modo, mais de 160 barcos com mais de 200 delegações passaram durante a cerimônia. Um verdadeiro passeio por seis quilômetros na Cidade Luz, que vai começar na Ponte Austerlitz até a Ponte Iena, no coração de Paris. Assim, a expectativa de receber mais de 600 mil pessoas, parte delas estarão acomodadas em arquibancadas pagas e outras em partes gratuitas.

Sobre esse novo formato, Tony Estanguet, chefe dos Jogos de Paris-2024 comentou:

“Hoje é um momento importante. São muitas emoções, muito entusiasmo. A Cerimônia de Abertura será claramente a maior [..] Tem que ser criativo, tem que ser diferente, tem que ser espetacular e tem que ser popular”

Dessa maneira, a estimativa é de um gasto que gire em torno dos 4 bilhões de euros, sendo a maior parte proveniente de fundos privados. Assim, mais de 80 telões estarão espalhados pela cidade durante às três horas de evento que ocorrerá daqui a quase três anos.

Por outro lado, com mais de 50 reuniões realizadas, ainda não estão definidos os esquemas de segurança do evento. Ainda não temos informações sobre o comitê artístico. Porém, os organizadores afirmam que o uso do rio possibilita um “potencial ilimitado” para o que pode ser feito na abertura das Olimpíadas.