Na manhã deste domingo (13), Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi e se sagrou campeão mundial de Fórmula 1. Em uma das corridas mais emocionantes dos últimos tempos, o holandês que saiu atrás de Lewis Hamilton logo na primeira volta ficou atrás do britânico a corrida inteira. Mas, com a entrada do Safety Car após uma batida de Nicholas Latifi fez com que Max se aproximasse no 58º giro. Assim, na última volta Verstappen ultrapassou o Hamilton e conseguiu levar o título para casa.

 

Sobre esse momento, o novo campeão do mundo, Max Verstappen disse:

 “É uma loucura. Não sei o que dizer. Estou muito feliz pela equipe e por todos esses caras. Eu amo muito trabalhar com eles. Finalmente, hoje tive um pouco de sorte. Minha equipe sabe que eu os amo e quero fazer isso com eles pelos próximos 10 ou 15 anos!” 

Por outro lado, Hamilton exaltou o trabalho da equipe e valorizou o novo vencedor:

“Em primeiro lugar, muitos parabéns ao Max e à sua equipe. Mas estou muito orgulhoso da minha própria equipe, demos tudo de nós. Me senti muito bem no carro nos últimos meses. Veremos o que acontece no próximo ano”.

Por outro lado, a Mercedes ainda se manteve como a campeã no mundial de construtores 613,5 pontos contra 585,5 da rival Red Bull. Além disso, tivemos como destaque de fim de temporada a aposentadoria de Kimi Raikkonen que deixa a Alfa Romeo e a F1 depois de 20 anos prestados ao esporte.

Desse modo, o GP de Abu Dhabi foi a 22ª corrida e última etapa da temporada 2021. A F1 só voltará em 20 de março de 2022, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir.