Gênero: Ação/Aventura | 1h 57min | Ano: 2021

 

A nova produção da Netflix já estreou quebrando recordes! Alerta Vermelho chegou no catálogo no dia 12 de novembro e se tornou a maior estreia de filme da plataforma. Além da audiência, Alerta Vermelho também teve o maior orçamento da Netflix, com um total de 200 milhões de dólares. Mas com o trio de protagonistas Dwayne Johnson, Gal Gadot e Ryan Reynolds, não poderia ser diferente, não é?. Estima-se que cada um tenha recebido US $20 milhões de cachê.

 

Dirigido pelo americano Rawson Marshall Thurber, conhecido por filmes como Um Espião e Meio e Arranha-Céu: Coragem Sem Limite, o novo filme da Netflix conta com outros nomes conhecidos como Ritu Arya (The Umbrella Academy) e Chris Diamantopoulos (Silicon Valley). O filme começa apresentando ao espectador os três ovos de Cleópatra, artefatos de valor inestimável dados de presente a governante pelo seu amado Marco Antônio. Quando um boato de que o segundo item seria roubado do museu de Roma, o agente John Hartley recebe um alerta vermelho para perseguir o ladrão de arte mais procurado do mundo, Nolan Booth. Infelizmente tudo dá errado e os dois precisam se aliar para deter uma segunda assaltante secreta, que também está em busca dos ovos.

 

Não é nenhum mistério que os atores são a maior aposta do filme. Os três estão muito confortáveis em seus papéis, isso porque interpretam personagens quase idênticos ao que estão acostumados, o que talvez também tenha sido uma influencia do diretor, que revelou que durante as filmagens deixou os atores bem livres para improvisar. Gal Gadot está charmosa como sempre e suas cenas de luta demonstram bem isso, sendo quase impossível não reparar na semelhança de sua performance em Mulher Maravilha. Já The Rock se mantém no papel de cara gigante e forte como em todos os filme, sempre impecável na luta, mas ainda assim engraçado. Aqui nosso alívio cômico é interpretado por Ryan Reynolds, que não economiza nem um pouco nas piadas. O próprio roteiro tira sarro de outras produções do mesmo gênero, fazendo graça, por exemplo, quando um personagem tira a camisa apenas para dar uma surra no rival. O destaque vai para a construção da amizade entre  John e Nolan, que convence muito bem, e é claro, para a bela parceria dos três protagonistas.

 

(Reprodução/Netflix)

 

O filme tem uma pegada parecida com A múmia e Jumanji, apresentando milhares de cliches, muitos mesmo! O que é claramente percebido quando os personagens encontram soluções bem simples para resolver problemas gigantescos. As cenas de luta são bem interessantes, em especial uma perseguição frenética dentro do museu e a luta final. Os cenários da produção são sempre muito bonitos. O filme é ambientados em vários países como Rússia e Espanha, por exemplo. Alerta Vermelho serve muito bem para ser um filme de ação para passar o tempo, mas não pra ser lembrado depois, por isso não espere um super roteiro. Ainda assim, a história sem dúvidas é muito divertida, cheia de aventuras, traições, muitos plot twists e um final bem inesperado!

 

Curiosidades

  1. Uma coisa é certa, o filme confundiu espectadores e até mesmo executivos sobre a veracidade dos ovos de Cleópatra. A verdade é que os artefatos não existiram, tudo não passou de uma invenção da trama. Os objetos provavelmente foram inspirados no Ovo de Fabergé, confeccionados em uma joalharia por Peter Carl Fabergé, para os czares da Rússia no período de 1885.
  2. Embora seu orçamento milionário, parece que alguns erros ainda passaram despercebidos na edição do longa, mas não pelos espectadores. Nas redes sociais algumas pessoas perceberam um equívoco de Geografia do filme ao apontar a localização da Argentina dentro do Brasil. Essa foi feia, hein!

 

Alerta vermelho já está disponível na Netflix. Confira o trailer abaixo: