Nesta quinta-feira a Liga Mundial de Surfe (WSL) anunciou que a brasileira Maya Gabeira bateu o recorde de maior onda já surfada por uma mulher na história, foram 73,5 pés (22,4 metros), e ganhou a premiação do XXL Awards na categoria feminina de Maior Onda.

O recorde anterior também já era da Maya, ou seja ela quebrou sua própria marca que era de 68 pés (20,72 metros), primeiro recorde feminino de maior onda confirmada pelo Guinnes World Records.

Quando larguei a corda, tive a sensação de que poderia ser aquele, mas não tinha certeza. A velocidade era muito alta, mas o barulho que a onda fez quando quebrou me fez perceber que esta foi provavelmente a maior onda que eu já peguei. Este recorde mundial é realmente surpreendente porque o tamanho da onda foi mais alto até do que a onda do vencedor masculino, então isso significa que uma mulher surfou a maior onda do ano no geral disse, Maya. 

 

Mesmo com as disputas separadas a onda da brasileira foi maior que o recorde de Kai Lenny no masculino, que atingiu de 21 metros (70 pés).

Fonte: WSL